PEMBA, 01 DE JUNHO DE 2022 – O Gabinete de Reconstrução Pós Ciclones Idai e Kenneth (GREPOC) dispõe de 15 milhões de dólares americanos o equivalente a 945 milhões de meticais para apoiar a recuperação das Micro, Pequenas e Medias Empresas localizadas nas Províncias afectadas pelos ciclones Idai e kenneth.

O anuncio foi feito esta quarta-feira (01), na Cidade de Pemba, pelo director executivo do GREPOC, Luís Paulo Mandlate no decurso do seminário de divulgação da linha das subvenções equivalentes ao sector privado.

Luís Paulo Mandlate disse que o valor a ser disponibilizado a titulo de Subvenções Equivalentes um programa de doações não reembolsáveis, comparticipadas, vai abranger sete províncias nomeadamente Cabo Delgado, Sofala, Manica, Nampula, Zambézia, Tete e Inhambane.

Referiu que a operacionalização deste Programa está a ser feita com o apoio de um Provedor de Serviços contratado com escritórios nas cidades da Beira e Pemba.

Luís Paulo Mandlate indicou que os níveis de progresso do programa inserido no Projecto de Recuperação de Emergência e Resiliência Pós-Ciclones Idai e Kenneth–CERRP, vai estimular a adesão do Sector Privado e maximizar a recuperação abrangente e sustentável do tecido empresarial, alem de fortalecer o sector para que no futuro tenha maior capacidade de responder aos desastres naturais, bem como recuperar activos essenciais à capacidade produtiva das empresas.

Intervindo na ocasião, o Presidente do Conselho Empresarial Provincial, Mahamudo Irache considerou a iniciativa de mais-valia, afirmando que oportunidades de género são indispensáveis dada as adversidades impostas a classe empresarial de Cabo Delgado, pelas calamidades naturais, o terrorismo e a pandemia da COVID-19.

Por seu turno, o Secretário de Estado na Província, António Supeia disse que a recuperação do tecido empresarial é irreversível, não obstante aos impactos dos desastres naturais, no caso especifico do ciclone Kenneth, que a quando da sua passagem por Cabo Delgado afectou cerca de 370 mil pessoas, além de causar perdas em bens alimentares a cerca de 123.800 mil pessoas.

António Supeia recomendou, por isso, ao sector privado no geral para acolher, agarrarem, apropriarem-se e acederem a esta oportunidade única, massificando a divulgação da subvenção para que um maior número de Micro, Pequenas e Médias Empresas possam operacionalizar as suas actividades económicas, nesta região do país.

Na mesma senda, o Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo referiu que a linha das subvenções equivalentes ao sector privado constitui uma solução acertada, na medida em que coloca como prioridade a recuperação do Sector Privado e Actividades Económicas afectadas pelo Ciclone Kenneth, incluindo meios de subsistência.

Valige Tauabo disse os impactos da recuperação do tecido empresarial vai ter efeitos positivos no seio da população que vai se beneficiar dos bens e serviços, resultantes do financiamento dos agentes económicos de Cabo Delgado através dos programas implementados pelo GREPOC.

Para alem dos empresários filiados ao Conselho Empresarial Provincial, o seminário de divulgação da linha das subvenções equivalentes ao sector privado contou com a participação de membros dos Conselhos de Representação do Estado e Executivo Provincial, Organizações da Sociedade Civil, Quadros do GREPOC e outros convidados.(GI)

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*